quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Vintage


Moda vintage é uma moda retrógrada, uma recuperação de estilos dos anos 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960.





Vintage, é um termo inglês que se refere aos vinhos de qualidade envelhecidos na própria garrafa. O termo foi emprestado para a moda por ter tudo a ver com a idéia de usar peças/elementos marcantes e autênticas do outras épocas (anos 40, 50, 60 e 70)!

Vale mangas bufantes, botões grandes, golas arredondadas, modelagens evasê, lenços, óculos setentinhas, sapatilhas, faixas de cabelo, chapéus, estamparias, cintura marcada, babados, balonês, listras, bolinhas, laços e uma miscelânea de acessórios vintage! - que nada disso foi inventado agora, tudo vem de antes mesmo, né?



O segredo pro look não ficar antigo demais é "não pesar a mão", tipo, sempre misturar peças modernas à esse estilo vintage, pro look ficar atualizado e cheio de personalidade!






Alguns estilistas atribuem ao retorno das modas setentistas e oitentistas um certo teor "vintage", mas, por serem relativamente recentes, o termo não é devidamente atribuído a estas décadas. O resgate da moda "pin-up" é um excelente exemplo de "moda vintage". Roupas com tecidos propositalmente "desgastados" também são chamados vintage, justamente por ter uma aparência de usado, antigo, de outra época.






Apesar dos estilistas sempre "olharem para trás" em busca de referências e de conhecimento, a partir do final dos anos 90 a moda passou a olhar pro passado de um jeito especial, em busca de idéias autênticas e de estilos que marcaram época. Foi quando passou a ser comum ver pessoas garimpando em brechós (ou nos acervos das marcas) peças "vintage" novas ou usadas de outras décadas.









Quando se vai a um brechó se você der uma mechidinha pode ser que encontre algumas peças retrô que levando em uma costureira, tirando uma ombreira, e alguns detalhes podem compor seu look deixando ele bastante vintage e elegante.




A grande diferença entre o retrô e o vintage é que enquanto o primeiro é uma releitura, o segundo é uma roupa feita em uma determinada época específica.A tendência nostálgica de consumo foi desencadeada também pelas atrizes de Hollywood, que passaram a exibir vestidos vintage no tapete vermelho.




Temos como exemplo Julia Roberts, que em 2001 arrancou olhares não só por ter ganhado o Oscar de melhor atriz, mas também por ter usado um modelo vintage de Valentino. Também na mesma premiação do Oscar 2001, a cantora Jennifer Lopez usou um modelo vintage que já fora usado pela ex-primeira dama Jackeline Kennedy.



Gostou?

Ah!

E não esqueçam de partcipar da promoção.

http://lojadonaflor.blogspot.com/2009/11/brinde-pra-voce.html

2 comentários:

  1. Ameio o blog. É um estilo que adoro. Com certeza virei aqui todos os dias.
    Bjs, ótimo final de semana e agora vou acabar de ver o blog todo.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, está muito lindo o blog Fer, parabéns!!!Graças a Deus que o seu empreendimento tem dado super certo, megas ideias e tudo muito chique!!! Você merece. xD

    ResponderExcluir

Ti ti tis