quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Lolitas



No Japão, andar nas ruas é quase como estar num desfile de moda. Principalmente no fim de semana, dá para ver os mais variados estilos circulando totalmente à vontade pelas ruas e shoppings, sem que as pessoas fiquem a olhar ou comentando pelos cantos. Além das roupas coloridas, por vezes sem qualquer combinação, os cortes de cabelos também chamam a atenção.
Alguns dos homens japoneses vão às lojas de departamento feminino e, se gostarem de uma peça de roupa, provam e levam. Assim, não é difícil de encontrar nas ruas aqueles que se vestem com jaquetas ou calças do sexo oposto!



Vamos falar de Lolitas







Embora o termo “Lolita” originalmente possa ser visto como uma referência ao livro de Vladimir Nabokov, e gosuroris geralmente sejam adolescentes, a maioria das seguidoras do estilo não o considera sensual e se incomoda quando ele é interpretado desta maneira. Tentativas de mudar a visão do público geral sobre o estilo Lolita, desvinculando-o da idéia de uma garotinha sensual e tentadora, são freqüentes entre as lolitas ocidentais. Lolitas em geral se apresentam como crianças vitorianas, bonecas, princesas ou jovens recatadas, e preferem parecer ‘meigas’ a ‘sexy’. O uso da palavra pode ser considerado como wasei-eigo, ou o uso de palavras originárias do inglês que ganham outro significado em japonês. O estilo erololita (erotic + lolita), no entanto, usa de influências menos ingênuas. As erololi usam saias rodadas mais curtas, cinta-liga à mostra, corsets e afins – mas a vulgaridade, ainda assim, passa longe.


Classical Lolita - o estilo clássico, que remete à moda vitoriana e rococó original. As cores utilizadas são tons de bege, vinho, verde-escuro, marfim.




Sweet Lolita - o estilo dito "fofo", que usa cores como tons em rosa, verde claro, azul bebê, amarelo claro, pêssego. As estampas, quando utilizadas, são de coisas pequenas e consideradas "bonitinhas", como frutas, flores e até animais.



Country Lolita - uma subdivisão do sweet lolita, baseada em xadrez,, quadriculado e estampas florais mais coloridas, além de frutas. O acessório mais comum é o minichapéu de palha.




ShiroLolita - considerada por alguns subdivisão do sweet lolita e por outros um tipo de gothic lolita, as shirololitas são lolitas que se vestem apenas de branco.


KuroLolita - também considerada subdivisão do sweet lolita por algumas pessoas, outros a vêem simplesmente como qualquer lolita vestida somente de preto.




Punk Lolita - a mistura da moda punk com a moda lolita. São bastante utilizadas sobreposições, xadrez, listras, e estampas. Os acessórios mais comuns incluem caveiras, coroas, minicartolas e boinas.




Guro Lolita - as guro lolitas (termo japonês que corresponde à grotesque lolita) são lolitas que usam bandagens, sangue falso e afins, o que pode dar um ar de boneca quebrada à lolita "comum".

Gothic Lolita - a mistura do "góticoo" com a moda lolita. As cores utilizadas são preto, azul escuro e até mesmo vermelho. Devemos ressaltar que as gothic lolitas não tem conexão nenhuma com a tribo gótica e nem com Goth Rock.
Erololi (Ero - erótico; Loli - abreviação de lolita) - mistura o sexy antiquado, sem exageros, com o lolita. Muitas vezes utiliza corsets e outros elementos típicos de roupas íntimas vitorianas, como bloomers (a típica calçola da vovó), petticoats (saias de tule, filó ou tecido) e calcinhas grandes com babados. As saias costumam ser mais curtas do que o normal, que no caso é no joelho ou abaixo dele. Utiliza-se também cinta-liga com meia 7/8, coroas e até armações de metal no lugar da saia.


Wa Lolita (ou Waloli) O estilo é baseado na combição entre acessórios japoneses e a moda Lolita. O nome se refere ao Japão pela antiga palavra "che" (和 ou 倭), que significa a "Mesma Nação","Terra de (Wa)", que é terra da harmonia.







Qi Lolita -A variante Qi Lolita (pronunciada "ci-loli") é um dos poucos estilos comuns da moda Lolita. É similar à Wa lolita, desde que encorpora acessórios tradicionais. E é em fato a combinação de elementos tradicionais chineses e o estilo Lolita.




Hime Lolita -Estilo que mais remete à imagem de princesas européias. Apesar de muito parecido com o Sweet Lolita, em especial pelas cores, diferencia-se pelos modelos de vestido, acessórios (coroas, tiaras, pérolas) e até mesmo pelo penteado.

Lá o bonito é ser diferente!

11 comentários:

  1. oi td bem?

    gostei da forma com que vc descreveu as lolitas ^^

    meu blog fala um pouco sobre elas

    http://applespell.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho 51 anos e adoro bonecas e suas roupas, assisti na TV ontem a noite no jornal uma reportagem sobre lolitas, gostei e hoje procurei no computador e vi mais, amei. As roupas, os calçados, os penteado dos cabelos, as sombrinhas, as bolsas, tudo é muito encatador e lindo, parabéns pela coragem de se vestirem assim, gostaria de usar essas roupas, mas tenho vergonha, por isso admiro vocês.Obrigada por fazer os meus olhos e sentidos verem coisas tão lindas.....

    ResponderExcluir
  3. Amaei...é muito lindo,eu sempre gostei de roupas antigas,desse jeito de boneca,de rosa e de laços que pena que ja tenho 22 anos e minha cidadde é pequena e todos iriam achar que estou louca se aderise o estilo...!!!beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Acho lindas !!! essa moda tem que vir pro Brasil, eu usaria com certeza.Muito femininas!!!

    ResponderExcluir
  5. Er... sobre o comentário acima: a moda já "veio" pro Brasil. Algumas das adeptas brasileiras estão no estilo já uns 5 anos.

    As imagens em punk, contry, hime, ero e kuro estão erradas. A primeira "punk" parece mais uma tentativa (fail) de gothic, a segunda... simplesmente não tem nada a ver mesmo. Essas "hime" parecem uma mistura de outros estilos japoneses, fairy kei e mori girl. Ero não usa só roupas de baixo. A primeira "kuro" não está nem de lolita e a segunda não é kuro porque a roupa não é inteira preta (kuro não tem estampas). Ah! E as country da segunda foto são, na verdade, classical, e a da primeira é sweet oldschool.

    ResponderExcluir
  6. MUITO LEGAL AS ROUPAS TAVA QUERENDO COMPRAR VESTIDOS LOLITAS MAS ACHO QUE N DAON EM MIN

    ResponderExcluir
  7. CLARO QUE TEN QUE VIR EU PARTICULAMENTE ACHO LOLITA O VESTIDO EU NUXCA TIRARIA O MEU SERA QUE TERN LOLITA PRA CASAMENTO VOU ME CASSAR MES QUE VEM E QUERO UM LOLITA

    ResponderExcluir
  8. RESPOSTA PAR ICHIGO LEGAL VC NAO ALERTA NEN TINHA REPARA VLW

    ResponderExcluir
  9. o único problema de ser uma lolita aqui no brasil (além da sociedade que não aceita, mas isso não é exatamente algo que te proíba de se vestir assim) é o clima em certas regiões. aqui mesmo eu morreria derretida. mas soube que tavam criando um tipo de roupa de lolita pra climas quentes *-*

    ResponderExcluir
  10. haha a Ichigo de um banho , tá tudo errado mesmo

    ResponderExcluir
  11. Oi >--< Eu queria saber se você também vende as roupas de Lolitas c: Eu amo lolitas *--* Mas queria saber onde comprar as roupas , Como aqui se chama " Loja Dona Flor " E vi essa matéria sobre lolitas >-< Pensei que você vendia ... Você vende ? *--*

    ResponderExcluir

Ti ti tis