quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Roupa e Maquiagem?





É inegável que hoje em dia a maquiagem está cada vez mais ligada ao conceito de moda. Há tendências para maquiagem assim como para as roupas a cada troca de estação.

Agora, uma dúvida que sempre paira no ar:
É necessário combinar roupa e maquiagem?

Não é obrigatoriamente necessário combinar a maquiagem com a roupa que está usando, porém é extremamente importante saber harmonizar os tons para criar um look equilibrado.

Se você usar um vestido preto por exemplo não precisa necessariamente usar um make-up preto. Poderá esfumar com azul, grafite, cinza e prata.

De qualquer forma, para quem tem medo de errar na hora de compor o visual make-roupa, seguem algumas regrinhas infalíveis e certeiras:

> Roupas coloridas e estampadas pedem uma maaquiagem mais leve enquanto roupas básicas ou monocromáticas permitem uma maquiagem mais elaborada.

> Assim como no dia-a-dia e principalmente no trabalho usamos roupas mais discretas, a maquiagem também deverá ser mais neutra. Já a noite é possível abusar e mesclar tanto uma peça quanto uma maquiagem mais ousada.

A maquiagem deve acompanhar sempre a tendência das estações. Deve ser perfeita em todos os detalhes, você só de ve tomar cuidado para não errar nas cores.

Para o verão que se aproxima, as cores predominantes serão os tons de rosa e suas variações.


Dicas de como harmonizar roupa e maquiagem:

- Linha Rosa
Cores de roupas: todos os tons de rosa, branco, do azul ao lilás, roxo, cinza, gelo, vinho, preto e prateado.
- Linha Vermelha
Cores de roupas: vermelho, preto, bege e marrom, azul-marinho, branco e cinza.
- Linha Marrom
Cores de roupas: marrom bege, amarelo, verde, areia, dourado, branco, laranja e coral.

Pele clara
Especialmente as mulheres com cabelo loiro mais claro devem evitar batons dourados e alaranjados, porque ficam muito apagados no rosto.
Para a primavera-verão, a tendência é usar batons mais em tons rosados e até vermelhos.
As sombras que mais combinam com esse tipo de pele são os tons de bege e caramelo. As loiras escuras podem optar por verde e azul também, e as loiras mais claras por um verde mais ferroso ou mesmo o verde-água.
Uma dica é sempre depositar a sombra antes e espalhá-la depois. Prefira tons claros na parte interna para “abrir” o olho, e faça um degradê mais escuro na parte de fora.


Verde-água
Na pele branca essa cor tende a parecer um pouco prata, mas um tom mais forte na parte exterior do olho reforça a cor verde.
Trata-se de uma cor alegre, indicada para pessoas mais jovens. Para combinar com a sombra verde, Márcia indica batons tons de terra – podem ser claros ou escuros. Evitar o pink, mas um rosa mais cor de boca ou um gloss nesses tons caem bem.

Rosa
Se você preferir dar um peso maior aos olhos, pode optar por uma tonalidade mais escura, dispensando o rosa claro no interior dos olhos.
O batom pode ser rosado, tanto claro como escuro, ou mesmo cor vinho. O batom pink é recomendado para sombras em rosa claro, ou na cor prata.

Azul
Com a sombra azul combinam os batons cor de terra. Se for um azul mais escuro, opte por um batom mais suave.


Pele morena
Já para a pele morena, as sombras azul e rosa não são indicadas. “Apenas se usar com um efeito esfumaçado”.
As sombras que mais combinam com a pele morena são os tons terrosos, pastéis, dourado e verde. Só é preciso tomar cuidado e usar bem o corretivo na região dos olhos, porque a sombra marrom acentua a olheira.
Uma dica é utilizar um corretivo vermelho antes, “porque neutraliza a olheira”. Depois, basta usar um corretivo normal para dar o toque final à região abaixo dos olhos.

Verde
Na pele morena, o verde não fica tão forte, tão vivo como nas pelas brancas. Mas a tonalidade é mais suave e também muito bonita.
Para as morenas claras, um batom que fica ótimo é o vermelho alaranjado e, para as peles mais escuras, um vermelho vinho.

Dourado
Aqui vale uma aplicação mais uniforme da sombra, sem muito degradê. Combina com um batom mais escuro, um marrom forte, uma cor chocolate.
A sombra dourada pode ser usada durante o dia, mas com um batom mais discreto.

Prata
Essa sombra combina também com a pele branca, mas na pele escura muda um pouco o tom e fica mais escura.
É ótima para usar com batom forte, como o vermelho, porque a sombra é leve e clara.

Preto
Com o preto é necessário tomar alguns cuidados. Por ser uma cor escura e muito forte, não se pode exagerar. Opte por usar menos sombra. “De novo, cuidado com as olheiras, use bem a base, porque o preto aumenta a olheira”,.
O batom deve ser claro e suave, para a boca não pesar junto com os olhos. Pode ser um gloss transparente, um batom tom de boca ou rosa claro.
Para as roupas brancas, todos os tons de sombra são bem-vindos. À noite, aposte no prata se você for clara; se for morena, use dourado.

Lembre-se: A maquiagem sempre deverá combinar primeiramente com você, sua personalidade e seu estilo de vida.


Conheça as dicas mais importantes sobre maquiagem

Sombra
Para o uso de sombra durante o dia basta apenas uma pequena dose de brilho em tons dourados, para quem tem a pele morena, ou rosa se a pele for branca.

Delineador
Deve-se fazer um traço fino contornando tanto a parte superior quanto a parte inferior dos olhos.

Base
O tom da base deve ir de acordo com o tom da sua pele, lembrando que durante o verão, quando a pele está bronzeada não é possível usar o mesmo tom de base que no inverno, quando sua pele naturalmente fica mais pálida.
Algumas mulheres usam bases muito escuras para o rosto, para ter um efeito de pele bronzeada, e acabam se esquecendo que o colo continua branco. Como é incômodo aplicar base no colo , visto que as roupas podem ficar manchadas, é melhor utilizar uma base com uma cor que não se diferencie do seu colo.

Corretivo
O corretivo deve ser usado apenas para cobrir as olheiras. Não devendo ser aplicado em todo o setor embaixo do olho, caso contrário destacará ainda mais as olheiras. O segredo está em cobrir somente a zona sombreada e com pouca quantidade.
* Maquiagem e seu contraste com a luz artificial e luz natural
Quando expostos à luz natural e a luz artificial as cores e o brilho ficam muito diferentes, é por isso que a maquiagem para a noite é mais intensa, visto que seu efeito sob as luzes artificiais é diferente.

Blush
Uma boa maneira de aplicar o blush é sorrindo. Sorria e aplique somente sobre a parte pronunciada do seu rosto e nada mais.

Lábios delineados
Algumas mulheres utilizam um lápis mais escuro para contornar os lábios, cometendo um erro, pois, o batom pode sair e permanecer apenas o delineador. O ideal seria que o lápis fosse do mesmo tom da pele.

Máscara
O uso exagerado de máscara nos cílios acaba deixando-os com um aspecto de pesados, muito pretos. Seu olhar deve chamar a atenção sem perder a naturalidade. E os cílios inferiores devem ter ainda menos produto do que a quantidade aplicada nos superiores.

Seu lápis borra?

Alguns dos motivos que levam o lápis a derreter e borrar podem ser: pele muito oleosa, suor e ou lacrimejação excessiva, lápis muito cremoso ou pouco resistente. No entanto, na maioria das vezes o lápis escorre devido a uma aplicação incorreta

.Fato 1
As pálpebras possuem 3 tipos de glândulas sebáceas, isso significa que todo olho terá uma certa oleosidade em maior ou menor grau ( dependendo da quantidade de sebo produzida), podendo fazer o lápis escorrer.

Fato 2
A circulação sanguínea ao redor dos olhos faz com que essa região seja naturalmente quente, fazendo o lápis derreter.

Resultado:
Esses dois fatores agem juntos para a destruição da nossa maquiagem nos olhos e como não podemos evitá-los, segue abaixo alguns truques que podemos utilizar para amenizar ou diminuir a probabilidade de parecermos completamente acabadas ao final do dia:

- Lápis a prova d'água
Dá mais trabalho para tirar ( necessário demaquilante específico), porém segura muito mais e eu super recomento.
- Esfumar o lápis
Quando esfumamos os lápis, nós removemos o excesso que fica grudado nos cílios ou na própria pele, diminuindo bastante as chances do lápis escorrer.

- Esfumar sombra
Se você esfumar o lápis com uma sombra opaca, ele ficará mais sequinho e mais selado sobre a pele, durando muito mais.
- Aplicar corretivo após o lápis
Aplique corretivo até o limite do risco do lápis, ele criará uma espécie de barreira, ajudando a manter o traço no lugar.
- Use óculos escuros ( quando for necessário)
Além de proteger sua visão, usando óculos você evita irritar os olhos com facilidade, pisca e lacrimeja menosTomando esses pequenos cuidados, você poderá garantir um olhar sexy e delineado por muito mais tempo!

4 comentários:

  1. eu ADOREI esse texto, deu muitas dicas para mim, tem a linguagem clara e objetiva... Parabéns! :D

    ResponderExcluir
  2. haha é mesmo consegui entender e ajudou bastante :D

    ResponderExcluir
  3. Gente eu to pasma ! =S , eu tenho 13 ano e sou louca por moda mais não tenho os objetos e roupas necessárias para me achar bonita , kk . Mas esse blog me ajudou muito ! Caso alguém possa me ajudar nesse problema entre em contato comigo através do meu blog www.naanahevs.blogspot.com beeeeijos .

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNSSSSSS, excelentes as dicas!!!
    Achei muito pratica e vou aplicar no dia a dia!!

    ResponderExcluir

Ti ti tis